É com o Pix que eu te tiro o que tu ganhas na Catira...
Catira...
Na saudosa Abaeté de meus pais, a Catira é troca, barganha, sistema de parceria e meeiro,
Famílias sobrevivem do empreendedorismo popular, da iniciativa do chefe de família, que no dia a dia em busca da subsistência, cria um comércio alternativo destinado a uma boa compra, uma boa troca, uma boa venda, uma permuta, uma Catira, cada um obtendo e usufruindo de um bem já tributado na origem muitas vezes já usado e ou auferindo um pequeno lucro na troca.
Cito a saudosa Abaeté para evidenciar a forte presença desta economia popular de subsistência no interior, mas não perco a importância dela nas grandes cidades, heranças da migração e também fruto de uma necessidade de sobreviver.
Mas onde entra o Pix na Catira?
O Pix entra na Catira, da mesma forma que invade qualquer economia informal de subsistência, até mesmo no comércio e na esmola de semáforo onde o Estado vai controlar e tributar literalmente tudo.
Quem viver verá...
Comentários
Postar um comentário
Vivemos realmente em uma democracia?
Existem varias perguntas que devem ser respondidas antes de concluirmos que sim ou que não.
- Em primeiro lugar pode se considerar democratico um pais onde o voto é obrigatorio?
- E democratico um pais onde o governo é dono do petroleo, é maior banqueiro do pais, consume 60% de todo o credito disponivel no mercado prejudicando as pequenas empresas no acesso ao mercado financeiro e obrigando a população a arcar com as mais altas taxas de juros do mundo?
- Podemos considerar democratico um pais onde os politicos definem o seus proprios salarios e beneficios (que sempre são mais altos que o de qualquer cidadão com a mesma carga de trabalho)?
- É democratico um pais onde o presidente da republica pode a seu bel prazer com o objetivo unico de aparecer e conquistar status politico, entregar as riquesas do pais permitindo que outros paises confisquem empresas construidas com o dinheiro do povo e vendendo a preços vis, desrespeitando contratos e aceitando aumentos impositivos que lesam a populaçao, anistiando dividas de outros paises com o dinheiro do povo e ate mesmo investindo em outros paises na construçao de infraestrutura metros, estradas etc. quando no nosso pais falta exatamente estas mesmas estruturas?
- É democratico o pais onde a maior parte da imprensa, emissoras de radio, televisão, e jornais esta nas mãos de politicos com redutos eleitorais que passam de geração em geração dominando a população local e vedando o acesso ao poder de outras castas da população.
Como podemos perceber estamos a anos luz de uma democracia verdadeira.